Revestimento em Madeira para Fachada


Revestimento em Madeira Para Fachada 

Revestimento em Madeira Carbonizada.

O bem conhecido Shou Sugi Ban ou Madeira Carbonizada  é uma técnica japonesa tradicional, composta pela carbonização de madeira, e usada para proteger a madeira de agentes bióticos e abióticos; seu resultado proporciona maior durabilidade à madeira.

Nos últimos anos, essa técnica retornou com força, investigando as raízes da cultura japonesa. A arquitetura contemporânea mais inovadora abraça o passado e o resgata do esquecimento graças a arquitetos como Terunobu Fujimori, que recupera velhas técnicas para construir casas

O arquiteto japonês Terunobu Fujimori é uma referência no uso desta técnica. Existem muitos projetos em que fachadas ou até mesmo telhados são cobertos com madeira carbonizada.

Vale salientar que o processo da Madeira carbonizada deve ser realizado por empresas ou especialistas capacitados no desenvolvimento da técnica. O procedimento consiste em quatro etapas, que a priori consiste na queima da madeira, de forma independente das tábuas para que posteriormente possam ser aplicadas às fachadas e ambientes internos, ou ainda, diretamente sobre a área aplicada. Após a queima, a madeira é escovada através de lixas especiais, permitindo a retirada superficial do carbono, e consequentemente evidenciando a nova tonalidade. Nas duas últimas etapas, a madeira – já em tom preto- recebe camada especial de impermeabilização, com óleo de cedro, assegurando maior resistência às peças e como finalização, recebe aplicação de produto selante, evitando manchas, assim como possivelmente aconteceria com um carvão.

Revestimento de madeira carbonizada

A madeira oferece condições excepcionais na fabricação  de diferentes produtos e na construção, no entanto, há mais de 4 séculos, quando ainda não havia técnicas avançadas para a fabricação de elementos de madeira que resistiam de forma durável condições adversas, como a sua localização em áreas costeiras, os japoneses encontraram uma solução; a Carbonização da Madeira que já se encontra em diversos Países .

Os carpinteiros japoneses buscaram uma solução na Madeira Carbonizada, melhorando sua durabilidade e dando um novo aspecto e beleza , principalmente para melhorar a resistência da madeira em zonas costeiras onde o salitre e a umidade destroçavam a madeira com antecedência.

Assim, nasceu uma técnica chamada ” Shou – Sugi – Ban ” em japonês (焼 杉 板) e é literalmente traduzida como “Madeira Carbonizada”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *